9 de Abril 2021 - Publicado há 1107 dias e 3 minutos
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional do Mar e Pescas

O Secretário Regional do Mar e das Pescas defendeu na quinta-feira que a qualificação e a formação são fundamentais para a criação de melhores condições para o exercício da atividade da pesca.

“Disse-o aquando da apresentação do Programa deste Governo. Mais rendimentos para os pescadores implicam melhores condições para o exercício da atividade e a qualificação e a formação são fundamentais para atingirmos este objetivo comum, porque não é só um objetivo dos profissionais da pesca como também é um objetivo deste Governo Regional”, referiu Manuel São João, falando na cerimónia de entrega de certificados de formação de pescadores, que decorreu na Casa do Povo de São Mateus, na ilha Terceira.

No encontro, Manuel São João adiantou que “no âmbito da Estratégia Regional para a formação na fileira da pesca, foi identificado como fundamental a formação sobre a Segurança a bordo”.

E acrescentou: “Neste sentido temos desenvolvido esforços na apresentação da estratégia às associações representativas do setor bem como no sentido de desbloquear situações pendentes relativas a pedidos de autorização de embarque temporárias a todos os profissionais que aguardam a realização dos cursos de pescador e arrais de pesca”.

“Estamos empenhados em garantir uma formação de qualidade e certificada, como nos compete, por forma a profissionalizar o setor e acima de tudo a sua dignificação e capacitação cumprindo assim com um dos objetivos políticos do XIII Governo Regional dos Açores”, sublinhou.

Ao nível da Estratégia Regional para a fileira da pesca foram já realizados os módulos de suporte básico de vida (quatro horas) e prevenção de incêndio e utilização de extintores (quatro horas) nas ilhas de Santa Maria e Terceira, num total de 33 profissionais da pesca.

Estes módulos continuarão a ser ministrados pelos bombeiros das respetivas ilhas, estando prevista a realização destas ações em São Miguel (Ribeira Grande e Vila Franca do Campo), no próximo dia 16 de abril.

A cerimónia de quinta-feira teve também a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar