31 de Março 2021 - Publicado há 1120 dias, 7 horas e 28 minutos
Obras Públicas, Transportes Terrestres e Comunicações com Orçamento de 93 milhões de euros, anuncia Ana Carvalho
location Horta

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, anunciou hoje que, no Plano Regional Anual da Secretaria que tutela, prevê-se, para 2021, no Programa “Obras Públicas, Transportes Terrestres e Comunicações”, uma dotação na ordem dos 93 milhões de euros.

Em matéria de Transportes Terrestres, indicou a governante, falando em audição parlamentar, na cidade da Horta, para além das ações de reabilitação e beneficiação de diversas estradas regionais, com um investimento global de nove milhões de euros, está ainda previsto um investimento de cerca de três milhões de euros no Sistema de Transportes Terrestres e Segurança Rodoviária.

Neste âmbito prevê-se, além do mais, a implementação de um sistema de informação ao público nas paragens públicas e página Internet, a utilização de sistemas de bilhética, para além da atribuição de apoios no sector de táxis.

A Secretária Regional referiu ainda que, em matéria de Comunicações, está previsto um investimento de cerca de nove milhões de euros em Sistemas de Informação e Infraestruturas de Suporte, Cibersegurança e Segurança da Informação e Redes Públicas e Tecnologias de Comunicação. Deste montante, cerca de seis milhões de euros serão alocados ao Azores Cloud, uma infraestrutura centralizada de armazenamento de dados.

Este investimento permitirá um importante salto tecnológico, quer ao nível da resiliência e da redundância, quer das condições de eficiência, ‘performance’, segurança e gestão do licenciamento de ‘software’, dos utilizadores e das aplicações em exploração.

Está previsto para este ano o pagamento de rendas relativas ao contrato de concessão rodoviária em regime SCUT na Ilha de São Miguel, no montante de cerca de 24 milhões de euros.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar