22 de Março 2021 - Publicado há 1120 dias, 16 horas e 56 minutos
Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Dia Mundial da Água
location Horta

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, visitou hoje, no âmbito do Dia Mundial da Água, um prédio de habitação com instalação de contadores de água domésticos com leitura remota, na cidade da Horta. O prédio em causa é abrangido pelo programa de apoio à aquisição destes equipamentos, no qual o Governo Regional, através da ERSARA, comparticipa o investimento realizado pelas Câmaras Municipais em 80%.

A instalação destes equipamentos permite, por telemetria, uma melhoria da modelação dos consumos de água, a definição de perfis de consumo, a deteção de consumos anormais, normalmente indicativos de perdas de água no interior das habitações, permitindo ainda uma leitura exata e real dos consumos de água, em detrimento das leituras por estimativa.

Para Alonso Miguel, “o Governo está focado em definir estratégias de proteção e valorização da água”, sendo que o programa de apoio “tem dado um importante contributo para a melhoria dos indicadores do balanço hídrico, nomeadamente ao nível da monitorização das perdas de água, promovendo uma melhoria substancial em termos da gestão e do uso eficiente deste recurso tão valioso”.

Até ao momento, o Governo Regional já comparticipou a aquisição de quase cinco mil contadores, em 11 dos 19 concelhos da Região, num investimento que representa cerca de 100 mil euros, sendo que as candidaturas a este programa continuam abertas até ao final de 2021.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Partilhar