15 de Março 2021 - Publicado há 1129 dias, 16 horas e 17 minutos
Abriu hoje Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Angra do Heroísmo
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou esta tarde o Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Angra do Heroísmo, que hoje abriu a porta oficialmente, na Vinha Brava.

Depois do Corvo e do Faial, bem como da abertura de um espaço idêntico em Ponta Delgada, este é o quarto espaço do género na Região.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto visitou o Centro ao início da tarde, acompanhado pelo Diretor Regional da Saúde, e confirmou que até ao dia de hoje foram vacinadas no arquipélago 19.106 pessoas com a primeira dose, e com a segunda dose estão já vacinadas 11.616 pessoas.

Clélio Meneses confirmou igualmente a chegada hoje, aos Açores, de mais 5.850 doses de vacina da Pfizer, metade do que estava previsto. 

Sobre este ponto, o Governo dos Açores tem uma atuação “no sentido de reivindicar mais vacinas e não no sentido” de as retirar “a quem quer que seja do resto do território nacional”.

A posição do Executivo é “no sentido de reforçar a vinda de vacinas para os Açores", considerando a natureza da região “através daquilo que é o regime das ultraperiferias, aliás reconhecido pela Comissária Europeia” com a tutela da Saúde, justificou.

O Secretário Regional anunciou a chegada de mais 40 mil doses de vacina da Pfizer no mês de abril, de acordo com a mais recente informação do Governo da República.

Instalado no Parque Multisectorial da Terceira, o Centro de Vacinação que hoje abriu dispõe de amplo espaço, com salas de espera e recobro, e diversos gabinetes de inoculação da vacina e uma vasta área no exterior destinada a estacionamento.

A operação decorre sob a orientação da Unidade de Saúde de Ilha e está também prevista a abertura de uma estrutura semelhante na Praia da Vitória.

No primeiro dia foram vacinadas 300 pessoas contra a covid-19, no âmbito de uma operação que decorrerá esta semana, abrangendo os mais idosos, de acordo com o Plano Regional de Vacinação.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar