3 de Fevereiro 2021 - Publicado há 1171 dias, 19 horas e 48 minutos
Governo dos Açores promove webinar sobre a circularidade na construção através do projeto ReBuild 17
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

O Governo Regional, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil promove, no dia 4 de fevereiro, a primeira ação pública do projeto “ReBuild 17: Construindo Circularidade”, iniciativa que vai contar com a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, na sessão de abertura.

O projeto vai decorrer através de um webinar, onde se vai debater a circularidade na construção e os desafios e oportunidades dos resíduos produzidos em obra estarão em debate.

A iniciativa decorre entre as 10H00 e as 12H30 e visa, não só apresentar publicamente o projeto, os seus objetivos e os resultados esperados, mas também sensibilizar e promover o debate em torno da temática da circularidade no setor da construção.

Tendo como propósito a economia circular no setor da construção, os objetivos do projeto passam por fomentar a cooperação entre empresas com vista à redução de resíduos produzidos em obra e por promover boas práticas na gestão destes resíduos, que possam culminar em materiais recuperados e produtos obtidos destes resíduos.

A problemática subordinada aos resíduos de construção e demolição passa, não só pelos desafios e barreiras encontradas pelos produtores e operadores dos resíduos, bem como pelo próprio processamento destes e o seu destino final, que pode passar pela sua eliminação ou valorização.

O tema é complexo, sobretudo para uma região insular como os Açores, onde para além de questões legais, ambientais e sociais, a dispersão geográfica também se pode revelar um obstáculo no processo de gestão dos resíduos.

Neste sentido, a equipa do projeto ReBuild 17 decidiu promover este webinar , de modo a relançar o debate sobre a circularidade na construção, convidando profissionais qualificados e reconhecidos entre as diversas áreas que compõe a temática e de várias realidades.

A sessão de abertura vai contar ainda com a presença de Susana Escária, em representação do mecanismo financeiro que suporta o projeto, o EEA Grants.

Segue-se uma breve apresentação da equipa do projeto pelo diretor do LREC, Francisco Fernandes, como promotor, e pelos parceiros Fernando Cunha, Diretor Executivo da Fibrenamics, e Jamie McQuilkin, da Resource International.

Esta primeira parte termina com a apresentação do projeto por dois elementos da equipa, as técnicas Catarina Amaral e Raquel Galante.

Num segundo momento, e para debater a circularidade como indicador na construção, vão intervir Joana Borges Coutinho, reconhecida pelo seu trabalho na área da sustentabilidade através da Sustain Azores, e Aline Guerreiro, CEO do Portal da Construção Sustentável.

O final do evento reserva uma mesa redonda intitulada “Resíduos de Construção: Desafios e oportunidades, eliminação ou valorização”, com moderação de Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics na Universidade do Minho, e que tem como convidados técnicos de empresas regionais e nacionais e profissionais reconhecidos na área, com o objetivo de colocar em debate as adversidades do processamento dos resíduos de construção, em diferentes perspetivas e pontos de vista.

Participam ainda Manuel Silva, da Marques SA, António Ventura pela Tecnovia, Sérgio Costa da Simbiente, Victor Ferreira do Cluster Habitat Sustentável e, por fim, a arquiteta Catarina Pereira, que integra os órgãos sociais da Associação Eco-bairros de Futuro.

O webinar vai terminar com um debate, com perguntas e respostas colocadas pelos participantes, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências entre os presentes.

Esta ação, que é gratuita e aberta ao público, carece de inscrição prévia, decorrendo em formato totalmente digital, possibilitando a participação de todos os interessados.

Este evento é suportado pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants e promovido pelo Governo dos Açores, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em parceria com a Fibrenamics Azores, via Centro Inovação de Materiais Produtos Avançados (CIMPA), e com a empresa islandesa Resource International.

© Governo dos Açores

Partilhar