19 de Janeiro 2021 - Publicado há 1191 dias, 18 horas e 12 minutos
Secretário Regional do Ambiente quer soluções eficientes para a gestão dos resíduos de S. Miguel
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente a Alterações Climáticas garantiu hoje, em Ponta Delgada, que está disponível para dialogar com Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM) e que é importante para o Governo Regional encontrar soluções eficientes e alternativas para o projeto da incineradora em S. Miguel, conforme o Programa do Governo.

Alonso Miguel, que falava após uma reunião com a direção da AMISM, considerou que “na realidade, existe um problema grave ao nível de gestão de resíduos na ilha de S. Miguel”, acrescentando que “há que encontrar soluções rápidas para esse problema”.

O titular da pasta do Ambiente adiantou que, no entender da AMISM, a “solução deve passar pela construção de uma central de valorização associada ao tratamento mecânico biológico, o que levaria a uma gestão eficiente dos resíduos”.

Nesse sentido, o governante destacou que o importante para o Executivo açoriano é “garantir que seja encontrada uma solução eficiente para a gestão dos resíduos, em que todas as metas, nomeadamente de reciclagem, sejam cumpridas, e em que seja respeitada a hierarquia da sua gestão”.

Alonso Miguel anunciou ainda que o Governo Regional já avançou com um processo de revisão do Plano Estratégico de Prevenção de Gestão de Resíduos dos Açores e do respetivo regime jurídico, “que aliás, já deveria ter sido revisto em março do ano passado”.

© Governo dos Açores

Partilhar