14 de Janeiro 2021 - Publicado há 1196 dias, 9 horas e 46 minutos
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de S. Jorge
location Horta

Secretaria Regional do Mar e Pescas

O Secretário Regional do Mar e das Pescas garantiu, esta quarta-feira, que o Porto do Topo, em São Jorge, vai dispor de uma grua de dez toneladas e não de seis toneladas, como tinha sido definido pelo anterior executivo regional.

“Já dei instruções para que seja feita a alteração da capacidade da grua, de forma a dar resposta não só às próprias necessidades do porto como também dos profissionais da pesca e dos diversos parceiros do setor”, referiu Manuel São João, após reuniões mantidas com diversas entidades na ilha de São Jorge, onde se incluíram autarquias, representantes do setor e deputados regionais.

Segundo o Secretário Regional do Mar e das Pescas, “não fazia sentido que um porto na extremidade da ilha não tivesse capacidade para alar embarcações de maior dimensão, até por uma questão de segurança em situações atmosféricas adversas”.

“A grua de seis toneladas que estava projetada não dava a resposta que se exige”, acrescentou.

De acordo com Manuel São João, a obra de requalificação do Porto do Topo, no valor de 6,3 milhões de euros, ainda precisa de trabalhos complementares para atingir a total operacionalidade.

“Fomos confrontados com a necessidade de se proceder ao assinalamento marítimo por parte da Direção de Faróis, sendo necessário dragar a bacia portuária e quatro baixios existentes a bombordo e estibordo da entrada do porto e com a instalação de redes técnicas gerais, de abastecimento de energia elétrica e água potável aos diversos locais do porto, iluminação pública e de alimentação dos diversos elementos do sistema de assinalamento marítimo”, referiu.

© GaCS/SRMP | Fotos: GaCS/SRMP

Partilhar