21 de Outubro 2020 - Publicado há 1254 dias, 18 horas e 38 minutos
Laboratórios do Serviço de Classificação de Leite (SERCLA) na Terceira e São Miguel estão acreditados
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) anuncia que, a partir de hoje, os laboratórios do Serviço de Classificação de Leite (SERCLA) das ilhas Terceira e São Miguel estão acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Esta acreditação, que reconhece a competência técnica do SERCLA para a realização de ensaios laboratoriais para efeitos de controlo de qualidade higio-sanitária, composição físico-química e deteção de inibidores, significa um passo em frente na medida em que contribui para reforçar a confiança nos resultados obtidos e ajudar o setor leiteiro a melhorar cada vez mais em termos qualitativos.

O processo de acreditação dos laboratórios do SERCLA iniciou-se em setembro de 2018 e, durante este período, foram investidos cerca de 300 mil euros por parte do IAMA na aquisição de equipamentos, calibrações, participação em ensaios de referência internacionais e auditorias.

O SERCLA recolheu no último ano mais de 461 mil amostras, que correspondem a 1,8 milhões de análises efetuadas no âmbito da classificação do leite e do contraste leiteiro.

© GaCS/RM

Partilhar