1 de Outubro 2020 - Publicado há 1296 dias, 1 horas e 38 minutos
Governo dos Açores abre candidaturas à nova medida Qualifica+ para formação de trabalhadores em contexto de retoma de atividade
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial

O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, anunciou que estão abertas as candidaturas à nova medida Qualifica+, visando o reforço das competências dos trabalhadores Açorianos em áreas de formação estratégicas, permitindo desta forma que ao período de menor atividade económica corresponda uma valorização profissional dos trabalhadores. 

De acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial, o período para apresentação de candidaturas à medida decorre de 1 a 31 de outubro, tendo a sua submissão que ser efetuada através de um formulário disponível em https://portaldoemprego.azores.gov.pt, para o email [email protected] .

A medida Qualifica+ destina-se a trabalhadores maiores de 18 anos de idade, abrangidos pelo 'layoff', pela retoma progressiva ou que tenham retomado a atividade normal no setor do turismo e atividades complementares.

“Esta medida tem também o objetivo de potenciar a criação de sinergias entre as entidades formadoras, escolas profissionais e o tecido empresarial da Região, num clima de gradual adaptação ao contexto económico”, salientou Sérgio Ávila.

Segundo o governante, o Executivo açoriano irá disponibilizar um pacote com 100 ações formativas num investimento adicional de dois milhões de euros, incentivando as empresas e os trabalhadores a aproveitarem este período para reforçar a formação e qualificação dos seus trabalhadores. 

Sérgio Ávila salientou que este reforço de investimento na formação de ativos “representa igualmente um apoio adicional às empresas”, contribuindo assim para "um novo esforço de qualificação dos Açorianos que estão no mercado de trabalho num contexto muito desafiante, e que irá potenciar a competitividade das empresas e da economia açoriana”. 

Por outro lado, adiantou o Vice-Presidente, o Governo dos Açores decidiu proceder a um ajuste no regulamento desta medida, através de um Resolução do Conselho do Governo já publicada, de forma a acomodar a integração de trabalhadores em formação abrangidos no âmbito da TURIS-FORM, medida extraordinária recentemente criada e implementada pelo Governo Regional.  

“Com o Qualifica+, o Governo Regional intensifica o investimento na melhoria das qualificações dos Açorianos, valorizando-os e favorecendo a sustentabilidade e competitividade do tecido empresarial açoriano com recursos humanos mais qualificados e, por conseguinte, reforça o apoio ao rendimento dos trabalhadores”, afirmou Sérgio Ávila.

© GaCS/VPGECE/SB

Partilhar