30 de Setembro 2020 - Publicado há 57 dias, 18 horas e 1 minutos
Mais de 800 docentes e de 21.500 jovens Açorianos já participaram no programa Educação Empreendedora, destaca Diretor Regional
location Calheta

Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares

O Diretor Regional da Juventude destacou hoje, em São Jorge, o “grande sucesso" do programa Educação Empreendedora, no qual já participaram mais de 800 docentes e mais de 21.500 jovens Açorianos "em todas as ilhas dos Açores”.

“Este ano, estou certo, apesar das condicionantes que todos vivemos, teremos novamente cerca de 3.000 jovens envolvidos, altamente motivados, com centenas de boas ideias, com pernas para andar, o que, para nós, é muito importante”, frisou Lúcio Rodrigues, que falava na Escola Básica e Secundária da Calheta, na apresentação da 11.ª edição deste programa.

O ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’ é um programa que se destina a todos os alunos do ensino básico, secundário e profissional, decorrendo em múltiplas escolas da Região, tendo como objetivos incutir nos alunos o espírito empreendedor, desenvolver a iniciativa, a cooperação e a competitividade, através de uma metodologia ‘learning by doing’ e da gestão de miniprojetos.

Relativamente à edição de 2020-2021, o Diretor Regional adiantou que “serão introduzidas algumas inovações”, nomeadamente com o “recurso aos meios de comunicações digitais sempre que não seja possível a realização presencial dos eventos devido à pandemia, a renovação de programas educativos online, a realização de um evento motivacional para alunos com oradores conceituados e o reforço da componente prática do ‘bootcamp’ preparatório do IdeiAçores”.

Por outro lado, e porque “todos os jovens Açorianos têm de saber que o Educação Empreendedora existe”, Lúcio Rodrigues salientou que será “criada uma nova imagem e um novo website, com uma grande aposta na comunicação digital direcionada aos jovens Açorianos, essencialmente na faixa etária dos 10 aos 20 anos de idade”.

O Diretor Regional avançou ainda que a próxima edição do concurso regional IdeiAçores irá decorrer na ilha de São Jorge.

O concurso regional IdeiAçores é a fase final do programa ‘Educação Empreendedora’, na qual estão presentes os vencedores de fase de escola, que terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio a um júri especializado, numa sessão regional.

“A opção de realizarmos o concurso regional IdeiAçores na ilha de São Jorge pretende marcar a diferença e dar o exemplo aos nossos jovens de que os grandes eventos regionais não têm, necessariamente, de ocorrer apenas nas ilhas ditas maiores”, frisou o Diretor Regional.

“A ideia é descentralizar o evento, apresentando uma edição inovadora para os nossos jovens, aproveitando para cimentar esta ideia de coesão territorial entre as várias ilhas dos Açores”, sublinhou Lúcio Rodrigues.

© GaCS/TM | Fotos: GaCS/DRJ

Partilhar