15 de Setembro 2020 - Publicado há 1309 dias, 4 horas e 26 minutos
Governo dos Açores implementa novas infraestruturas de receção aos passageiros no Aeroporto de Ponta Delgada
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo

O Aeroporto de Ponta Delgada passa a contar, a partir de agora, com novas infraestruturas de receção aos passageiros desembarcados, garantindo uma gestão mais eficaz a quem viaja inter-ilhas ou do exterior e, neste caso, com encaminhamento específico e diferenciado para aqueles que apresentam ou não teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada à Região.

Esta é uma ação do Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Saúde, dos Transportes e do Turismo, em parceria com a ANA - Aeroportos, enquanto entidade gestora do espaço.

Desta forma, ficam definidas três zonas com sinalética identificativa específica, seja no interior, seja no exterior da aerogare:

• Inter-ilhas - zona amarela;

• Passageiro desembarcado do exterior sem teste – zona azul, dispondo de três infraestruturas dotadas de seis gabinetes com climatização, que garantem conforto, privacidade e segurança aos seus utilizadores, sejam as equipas de saúde, sejam os passageiros, onde serão realizadas as análises de despiste ao SARS-CoV-2, bem como uma infraestrutura adicional para apoio logístico;

• Passageiro desembarcado do exterior com teste – zona verde, dispondo de seis infraestruturas abertas para receção e tratamento ágil dos processos dos viajantes.

Com esta gestão diferenciada de fluxos, pretende-se evitar o congestionamento e o cruzamento entre passageiros inter-ilhas e desembarcados do exterior, bem como aqueles que realizaram teste face aos que ainda não o fizeram.

Todas as infraestruturas criadas encontram-se numeradas para facilitar a circulação e orientação dos passageiros, dispondo ainda de zonas específicas para as situações prioritárias.

Esta é uma das medidas que permite promover uma maior eficácia no serviço prestado, recebendo os passageiros com uma mensagem de boas-vindas.

Neste âmbito, realça-se o apoio dos colaboradores da Direção Regional do Turismo na orientação dos passageiros em todo o processo, para além da já habitual receção e bom acolhimento aos nossos visitantes.

Para agilizar a circulação dos passageiros foi desenvolvida também a ferramenta web 'My Safe Azores', que torna o processo de controlo sanitário à entrada no arquipélago mais fácil e rápido, contribuindo, decisivamente, para a sua desmaterialização.

Esta ferramenta, disponível em https://mysafeazores.com/, permite concretizar, numa só interação, e antecipadamente, todos os passos que o viajante deve empreender antes da chegada à Região, incluindo a anexação do comprovativo de resultado negativo do teste ao SARS-CoV-2, caso tenha optado por realizar o teste no exterior, tornando o processo de circulação mais fácil e rápido.

O desenvolvimento desta nova ferramenta tecnológica decorre de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Regional da Saúde e a Direção de Sistemas de Informação do Grupo SATA.

© GaCS/HMB | Fotos: GaCS/SREAT

Partilhar