28 de Março 2023 - Publicado há 388 dias, 13 horas e 43 minutos
Governo dos Açores quer criar condições mais favoráveis ao Associativismo Juvenil
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego recebeu, em audiência, a delegação da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, tendo, na ocasião, afirmado a importância do incentivo e apoio ao Associativismo Juvenil.

“Os jovens, através do associativismo adquirem competências essenciais para a sua emancipação pessoal e profissional, pelo que as associações juvenis são verdadeiras escolas de valores e de cidadania”, afirmou Maria João Carreiro. 

Participaram na reunião, além da Secretária Regional e Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, o vice-presidente da FNAJ, Fernando Vieira e o Conselheiro inter-regional da FNAJ, Octávio Andrade, da Associação Juvenil Unojovens, de Ponta Garça. 

Maria João Carreiro congratulou a FNAJ pela “intenção de estreitar relações com as Associações Juvenis e as entidades públicas regionais”, sublinhando a sua convicção de que o estabelecimento de parcerias e projetos comuns com o Governo dos Açores poderá ser uma mais-valia para o desenvolvimento do Associativismo jovem na Região”.

A titular da pasta da Juventude lembrou que está em apreciação no Parlamento açoriano o novo Decreto Legislativo que define o Regime das Políticas de Juventude nos Açores, o qual cria condições mais favoráveis ao Associativismo Jovem. 

“A proposta do Governo Regional para o novo Decreto Legislativo para a Juventude vai ao encontro dos interesses das Associações Juvenis e dos jovens dos Açores, na exata medida em que promove e determina melhores condições e direitos”, assegurou.

Maria João Carreiro assinalou o facto de a proposta ter resultado de uma auscultação do tecido associativo e da própria FNAJ, designadamente no que concerne à composição dos órgãos diretivos das associações, mantendo a possibilidade do presidente das Associações Juvenis terem mais de 30 anos, “assegurando, assim, as condições para uma transição geracional mais suave e planeada da direção das Associações”. 

A Secretária Regional destacou, também, as políticas públicas destinadas à juventude, implementadas pelo XIII Governo dos Açores, como potenciadoras do desenvolvimento dos jovens. “Temos criado e aperfeiçoado os programas destinados aos jovens, com especial destaque para a promoção e competências de educação não-formal, através da criatividade, mobilidade, do empreendedorismo e do associativismo e voluntariado”. 

Este ano estão previstos em Plano de Investimentos cerca de 250 mil euros para os programas AECT, Academia Empreendedora e MOOV, “que são bem paradigmáticos desta nossa intenção de capacitar os jovens dos Açores para a sua gradual emancipação”, rematou Maria João Carreiro.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJQPE

Partilhar