20 de Março 2023 - Publicado há 374 dias, 20 horas e 29 minutos
Jovens debatem Saúde Mental no Parlamento dos Açores
location Horta

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A sessão regional do Parlamento dos Jovens iniciou esta segunda-feira, 20 de março, para os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, dedicada ao tema “Saúde mental nos jovens: que desafios; que respostas?”. O mesmo tema será debatido pelos alunos do secundário, na terça-feira, 21 de março.

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, realçou que este tem sido um tema “que ganhou especial relevância no pós-pandemia”, considerando que “será muito interessante” ver como os jovens o debatem e “quais as áreas e propostas de intervenção que consideram prioritárias”.

A titular da pasta de Educação referiu que este é um projeto relevante para “educar para a cidadania”, estimulando “o gosto pela participação cívica”, a “capacidade de expressão, argumentação e a construção de linhas de atuação”.

“O Parlamento dos Jovens é uma atividade fundamental para promover o debate democrático, a proximidade com as instituições e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões”, realçou a governante.

Nos Açores, este programa é implementado, em parceria, pela Direção Regional da Educação e Administração Educativa, pela Direção Regional da Juventude e pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

As escolas apuradas irão representar os Açores na fase nacional na Assembleia da República, em Lisboa, que decorre nos dias 8 e 9 de maio para os alunos do ensino básico e nos dias 29 e 30 de maio para os alunos do ensino secundário.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar